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sábado, 4 de junho de 2016

Quais são os tipos de cliente?


Nunca o cliente teve tanta razão quanto agora, afinal são muitos os modos de defesa que eles / nós têm / temos caso uma empresa atue com desrespeito ou não cumpra com o que foi prometido. Até os anos 90 tínhamos somente o Procon ou o Tribunal de Pequenas Causas para recorrer em caso de problemas, mas agora temos o Reclame Aqui e também as redes sociais, a avassaladora internet nos deu um grande poder em prol dos nossos direitos.

Embora o Marketing 2.0 seja mais focado no cliente, esta era de Marketing 3.0 é a que eles mais podem usufruir. E quando falamos de clientes, não nos referimos apenas àqueles que compram o produto final, mas também aos outros tipos que fazem parte do processo de compra. Vamos conhecê-los?

E que comece a jornada de compra, surge o cliente iniciador.

O cliente iniciador, como o próprio nome diz, é aquele que tem a primeira ideia para comprar algum tipo de produto ou serviço que possa solucionar um problema pelo qual a empresa está passando no momento.




Mas, afinal o que comprar? Pergunte ao cliente especificador.

Este é quem determina o que será comprado. Por mais que já tenhamos ideia de qual produto ou serviço é o ideal, falta saber as características que o mesmo precisa ter: modelo, cor, tamanho, marca, visual, sabor, performance, eficácia e por aí vai. Estes pontos são levantados pelo cliente especificador.




É chegada a hora da decisão com o cliente decisor.

É ele quem toma a decisão final da compra, quem diz o “sim” ou o “não”, quem bate o martelo final para que seja dado o próximo passo. O cliente decisor dá a palavra final quando percebe a importância de comprar tal produto ou serviço e assim o faz. Mas, a jornada de compra ainda não terminou.




Qual é o modelo ideal para comprar? Hora de consultar o cliente influenciador.

Uma compra não pode ser feita de qualquer jeito e sem o conhecimento necessário, por isso se torna necessária a vinda do cliente influenciador. Ele pode dizer a razão precisa de se comprar determinado tipo de produto ou serviço de modo que o investimento seja bem feito.




E chegou a hora de comprar, que venha o cliente comprador.

Agora é o momento de abrir a carteira ou passar os dados do cartão de crédito. O cliente comprador não necessariamente é o dono do capital, mas dentro de uma empresa, é o encarregado de entrar em contato com o vendedor e fazer a compra, certificando-se de que tudo correrá bem durante a mesma e,posteriormente, na entrega do produto ou serviço.




A compra chegou! Chame o cliente usuário.

Agora é o momento de pôr em uso o que foi adquirido. O cliente usuário é aquele que efetivamente usa o produto ou serviço. E assim a jornada de compra se completa.

E estes são os seis tipos de clientes, é importante o profissional do marketing conhecê-los bem, pois suas atuações estão presentes em qualquer gestao de marketing.




E você? Que tipo de cliente é na empresa para a qual trabalha? Conte para a gente nos comentários, queremos ouvir (ou melhor, ler) a sua história. :)


Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
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